A Cia. Fábrica de Sonhos foi criada em 1998, em São José do Rio Preto/SP, pelos atores Guido Caratori e Drica Sanches.
A partir do encontro cênico de Guido e Drica no texto do dramaturgo alemão Heiner Muller na década de 90 – onde viviam Jasão e Medéia, surgiu a parceria que levaria a criação da Cia. Fábrica de Sonhos – impulsionados pelo desejo de ocupar um espaço na cena teatral a partir do desenvolvimento de um linguagem que comunicasse temas pertinentes a contemporaneidade focados no trabalho pleno e criativo do ator.
A companhia completa agora vinte e três anos de sua formação, tendo em seu currículo dezessete montagens teatrais, sempre experimentando em seus espetáculos dramaturgias próprias a partir de textos inéditos ou adaptados que buscam em consonância com a pesquisa de uma linguagem própria o estímulo ao fluxo constante do ator criador, cada vez mais presente na cena, propiciando encenações que caminham no mesmo sentido.
A companhia realiza apresentações em programas e projetos junto ao Sesc, Sesi, FDE, Prefeituras, Escolas, Empresas e também já soma mais de dez premiações junto a Funarte, Proac e Prêmio Nelson Seixas. Além de utilizar as leis de incentivo à cultura, estadual e federal, para desenvolver seus projetos, já tendo aprovado e captado mais de dez projetos.
Em 2004 a companhia criou o Festival em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato que já soma mais de 15 anos de existência.