Companhia: Cia. Bardos de Teatro
Cidade: São José do Rio Preto-SP
Classificação: Livre
Faixa etária indicada: 8 anos +
Duração: 50 minutos
Sinopse
“Memórias de Machadinho” é uma livre inspiração sobre a infância do escritor Machado de Assis. O enredo se passa em um museu, em que o público é recepcionado pelo Dr. Simão Bacamarte, médico e acompanhante do escritor. O texto propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu personagem, O Alienista. Para reviver o passado do escritor, as personagens manipulam um brinquedo (Boneco Machadinho), que representa Machado de Assis quando criança. Juntos, irão revisitar os tempos de menino do autor, suas origens e como se tornou um dos maiores escritores do mundo. A jornada se inicia no Morro do Livramento no Rio de Janeiro e tem parada obrigatória na África, terra dos antepassados de Machado. Em “Memórias de Machadinho”, o escritor orienta a juventude ao dizer: “…na vida, precisamos compreender de onde viemos para depois sabermos para onde iremos.”
Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Linaldo Telles
Figurinos: Any Cardoso e Linaldo Telles
Cenografia: Eduardo Oliveira e Linaldo Telles
Iluminação: Marlon Morelli
Criação do boneco Sr. Hipopótamo – Vera Moreira
Bonecos e adereços – Linaldo Telles
Vozes dos Barões (Off) – Luciana Mantovani e Cássio Inácio
Trilha sonora: Gustavo Bazzi e Linaldo Telles
Fotos: Luiz Perez
Filmagem: Zé Tomaz
Design gráfico: Marcos Lourenço
Direção e dramaturgia: Linaldo Telles
Linaldo Telles – Machado de Assis
Perpétuo Peralta – Dr. Simão Bacamarte
Mais informações
Produtor: Linaldo Teles
Telefone: (17) 99201-3117
E-mail: linaldotellescia@gmail.com
A Cia. Fábrica de Sonhos foi criada em 1998, em São José do Rio Preto/SP, pelos artistas Guido Caratori e Drica Sanches.
A partir do encontro cênico de Guido e Drica no texto do dramaturgo alemão Heiner Muller na década de 90 – onde viviam Jasão e Medéia, surgiu a parceria que levaria a criação da Cia. Fábrica de Sonhos – impulsionados pelo desejo de ocupar um espaço na cena teatral a partir do desenvolvimento de uma linguagem que comunicasse temas pertinentes à contemporaneidade, sempre focados no trabalho pleno e criativo do ator.
A companhia tem em seu currículo mais de quinze montagens teatrais – espetáculos, contações de histórias, ações interventivas etc., sempre experimentando em suas produções dramaturgias próprias que buscam, em consonância com a pesquisa de uma linguagem própria o estímulo ao fluxo constante do ator criador, cada vez mais presente na cena, propiciando encenações que caminham no mesmo sentido.